Brasileiros desaparecem das fábricas no japao




Reportagem do jornal Sankei cita que o número de trabalhadores caiu 10% no ano passado em Gunma

REDAÇÃO

Oizumi - O site do jornal Sankei publicou nesta terça-feira uma matéria dizendo que "os brasileiros desapareceram das fábricas". A reportagem cita que o número de trabalhadores diminuiu mais de 10 por cento no ano passado em Gunma e que a comunidade em Hamamatsu (Shizuoka) ficou reduzida à metade desde a crise econômica de 2008.

Segundo o jornal, o tendência de diminuição do número de brasileiros é contrária aos estrangeiros de outras nacionalidades, que estão aumentando no Japão por causa do aquecimento econômico e, consequentemente, da melhora na produção das fábricas.

A matéria diz que um dos motivos da redução é o retorno dos brasileiros ao país de origem, onde há um provável aumento das ofertas de trabalho por causa da realização da Copa do Mundo, este ano, e da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016.

Segundo dados do governo japonês em outubro de 2013, o número de trabalhadores brasileiros em Gunma diminuiu 10,5 por cento em relação ao ano anterior. A Fuji Heavy Industries (Subaru), que tem sede na província, disse que as fábricas então disputando trabalhadores por causa da falta de mão de obra estrangeira.

Em Hamamatsu, moravam 19.461 brasileiros no final de 2007, mas esse número caiu para 9.149 em janeiro deste ano. Na província de Saitama, a comunidade reduziu de 14 mil em 2006 para 8 mil em 2012.

Por outro lado, o número de vietnamitas aumentou 39,9 por cento no último ano em todo o Japão e o de filipinos cresceu 10 por cento.

Compartilhe este artigo: :

Postar um comentário

SIGA NO FACEBOOK

BANNER

SIGA-ME NO FACEBOOK

 
Support : Template Para Blogspot
Copyright © 2011. SENA JP - All Rights Reserved

Proudly powered by Blogger