A sala de execução

Japão executa condenado por latrocínio


Esta foto mostra a sala de execução, que tem uma abertura no chão (quadrado em vermelho) para onde o condenado é levado na hora do cumprimento da sentença. Depois de ficar com a corda no pescoço, o chão se abre acionado pelos botões na parede

Tokuhisa Kumagai recebeu pena de morte após matar a tiros o dono de um restaurante e roubar ¥430 mil

Japão executa condenado por latrocínio

REDAÇÃO

Tóquio - O Ministério de Justiça do Japão divulgou nesta quinta-feira que mandou executar um homem que tinha sido condenado à morte, enquanto outros 132 presos esperam na cela a vez de terem a pena cumprida. A execução aconteceu no presídio de Tóquio, segundo informou o jornal Mainichi.
Esta foi a sexta execução ordenada pelo governo do primeiro-ministro Shinzo Abe desde que o Partido Liberal Democrata (PLD) voltou ao poder, em dezembro do ano passado. Em fevereiro, três homens tiveram as penas de morte cumpridas em Tóquio, Osaka e Nagoia (Aichi). Em abril, dois condenados foram executados.
Nesta quinta-feira, foi executado Tokuhisa Kumagai, 73. Ele tinha sido condenado à morte depois de matar a tiros o dono de um restaurante no bairro chinês de Yokohama (Kanagawa) e de roubar ¥430 mil, em 2004. Além disso, ele feriu uma pessoa a tiros na estação de Shibuya (Tóquio) durante um assalto.
Como é feita a execução
A pena de morte foi introduzida no Japão na era Meiji (1868-1912) com base no sistema de punição da Inglaterra. No mundo, segundo a Anistia Internacional, 58 países adotaram essa forma de execução.
Entre os países que adotaram a pena de morte, o Japão é o único lugar em que os cidadãos escolhidos para fazer parte do júri popular podem decidir se o réu vai receber a pena máxima ou não. Em outras nações, os cidadãos concluem se o réu é culpado ou não, mas a pena de morte quem decide são os juízes do Tribunal.
Os réus condenados à pena de morte no Japão não ficam nos presídios comuns. Eles são transferidos para uma espécie de casa de detenção (kouchisho). Existem sete em todo o Japão. Os presos ficam em quartos bem estreitos (o chão é de tatami e tem porta e janela ao invés de grades).
Um preso comum normalmente é obrigado a fazer algum tipo de trabalho no presídio durante o cumprimento da pena, além de manter o cabelo raspado. O condenado à morte, porém, não precisa fazer absolutamente nada. Apenas come e dorme e, de vez em quando, toma banho e faz alguma atividade física, sempre vigiado por uma câmera instalada no quarto. Não precisa cortar o cabelo e pode usar o roupa que quiser, com exceção de cintos e cordões, para evitar possíveis suicídios.
Dependendo do caso, um preso pode esperar pela execução de um a 50 anos depois que foi condenado. A ordem, antes de chegar ao ministro da Justiça, passa pela aprovação de mais de 30 funcionários. Quando a casa de detenção recebe o papel, a execução deve ser feita em até cinco dias. O condenado só fica sabendo que vai morrer uma ou duas horas antes da execução.
Mesmo sabendo que, mas cedo ou mais tarde vai morrer, alguns presos perdem o controle de si quando recebem a notícia. Resistem à força dos guardas ou até desmaiam.
Na ante-sala de execução, ficam um capelão e mais de 10 guardas. O diretor da casa de detenção lê a ordem de execução e o capelão faz uma oração na frente do condenado. Nessa hora, o preso pode escrever um testamento, se quiser, ou pedir um cigarro.
Na execução, o condenado fica de olhos vendados, tem os pulsos algemados para trás e é levado para a forca, que fica atrás de uma cortina. O chão se abre e o preso morre com a corda no pescoço.
Em uma outra sala separada, ficam três guardas responsáveis em acionar a abertura do chão. Cada um aperta um botão na parede, simultaneamente, mas somente um realmente funciona e ninguém dos três sabe qual é. Isso serve para que os guardas não sofram muitos danos psicológicos pela execução do preso.
As informações sobre a forma de execução foram fornecidas pelo ex-guarda de presídio Toshio Sakamoto, em um programa de tevê.
foto acima
Tokuhisa Kumagai é visto quando foi julgado por latrocínio e tentativa de homicídio
Reprodução/FNN

Esta foto mostra a sala de execução, que tem uma abertura no chão (quadrado em vermelho) para onde o condenado é levado na hora do cumprimento da sentença. Depois de ficar com a corda no pescoço, o chão se abre acionado pelos botões na parede
Reuters
Compartilhe este artigo: :

Postar um comentário

SIGA NO FACEBOOK

BANNER

SIGA-ME NO FACEBOOK

 
Support : Template Para Blogspot
Copyright © 2011. SENA JP - All Rights Reserved

Proudly powered by Blogger