Japão emite alerta especial pela 1ª vez


Japão emite alerta especial pela 1ª vez

Chuva "que só ocorre uma vez em décadas" pode ser registrada em Shiga, Quioto e Fukui por causa do tufão

REDAÇÃO

Tóquio - A Agência Meteorológica do Japão emitiu "alerta especial" para chuvas em Shiga, Quioto e Fukui, por volta das 5h desta segunda-feira. Essa nova categoria foi acionada pela primeira vez desde que foi criada, no mês passado, informou a emissora NHK.
 
O tufão número 18, chamado de Man-yi, está se deslocando no mar ao sul do Japão em direção à região Tokai, causando chuvas e ventos em uma grande área. Segundo a Agência Meteorológica, precipitações "que só ocorrem uma vez em décadas" estão previstas para Shiga, Quioto e Fukui.
 
Às 6h desta segunda-feira, o tufão estava ao sul da província de Mie e apresentava ventos de até 162 quilômetros por hora (45 metros por segundo), deslocando-se a uma velocidade de 35 quilômetros por hora em direção nordeste. Há possibilidade do centro do tufão chegar à terra, na província de Shizuoka, nas próximas horas.
 
Além disso, a Agência mantém nas regiões Kinki, Tokai, Hokuriku e Kanto alertas de chuvas e ventos, que causam ondas altas no mar e possibilidade de alagamentos em áreas baixas e planas, transbordamento de rios e deslizamentos de terra em regiões montanhosas.
 
A categoria de "alerta especial" (特別警報 - tokubetsu keihou) foi criada para ocorrências de desastres naturais. A intenção é de aumentar a conscientização dos moradores de uma determinada área que estiver correndo risco de alguma tragédia causada, por exemplo, por chuva intensa, tufão, neve, erupção de vulcão, terremoto e tsunami.
 
foto
Mapa mostra as províncias com alerta especial (em roxo), alerta (em vermelho) e alerta com possibilidade de deslizamentos de terra em áreas montanhosas (vermelho e branco)
Agência Meteorológica do Japão
Compartilhe este artigo: :

Postar um comentário

SIGA NO FACEBOOK

BANNER

SIGA-ME NO FACEBOOK

 
Support : Template Para Blogspot
Copyright © 2011. SENA JP - All Rights Reserved

Proudly powered by Blogger