Edward Snowden assume a responsabilidade pelos vazamentos de espionagem americana

O ex-consultor de agências de inteligência dos Estados Unidos Edward Snowden decidiu ficar na Rússia, onde pediu asilo político. A informação é de ativistas de direitos humanos que se reuniram nesta sexta-feira (12) com o americano, no aeroporto de Moscou.
"Nenhuma ação ou plano meu visa prejudicar os Estados Unidos... eu quero que os Estados Unidos tenham êxito", disse Snowden, segundo relato de Tanya Lokshina, ativista da ONG Human Rights Watch.
A declaração é uma referência de Snowden à frase do presidente russo, Vladimir Putin, que disse há duas semanas que o americano poderia ficar no país, "contanto que pare de divulgar informações que prejudiquem os Estados Unidos". 
Em entrevista a uma emissora de TV russa, quando perguntada se isso significava que Snowden pararia de divulgar detalhes, a ativista da Human Rights Watch relatou a resposta do americano: ""Ele disse que não havia por que parar suas atividades, porque sentia que não estava prejudicando os EUA".
Segundo jornalistas que falaram com os ativistas após a reunião, Snowden diz que está bem e que se sente seguro na Rússia. O americano sabe que "não pode ficar no aeroporto para sempre", segundo sua representante.
Ampliar

Escândalos e polêmicas do governo Obama14 fotos

7 / 14
Sem pedido de desculpas - Em um breve comentário sobre o grampos de telefones de jornalistas da agência de notícias "Associated Press", o presidente Barack Obama disse que não pediria desculpas pelo episódio. O argumento de Obama foi que os grampos, "dos quais ainda não sabemos muito", foram justificados por uma questão de segurança nacional. No entanto, a ação levantou uma enorme polêmica no país, sobretudo porque foi feita em segredo. Na imagem, Obama e o procurador-geral americano, Eric Holder (à direita), participam de evento em Washington (EUA) Leia mais Saul Loeb/AFP
A ideia, disse ela, é ele deixar Moscou rumo à América Latina, quando sentir que é seguro viajar.
Compartilhe este artigo: :

Postar um comentário

SIGA NO FACEBOOK

BANNER

SIGA-ME NO FACEBOOK

 
Support : Template Para Blogspot
Copyright © 2011. SENA JP - All Rights Reserved

Proudly powered by Blogger