Agencia EFE 08/03/2014 07h00 - Atualizado em 08/03/2014 07h35 Ucrânia denuncia ataque de russos contra posto de fronteira na Crimeia


O Serviço de Guarda das Fronteiras daUcrânia (SGU) denunciou que tropas russas atacaram durante a madrugada deste sábado (8) um de seus postos de vigilância na república autônoma da Crimeia e expulsaram os guardas e a suas famílias.
"Forças russas atacaram um destacamento de fronteiras nesta madrugada. Os invasores agrediram o chefe de guarda, que tentou resistir, e tomaram o arsenal", denunciou o SGU em comunicado.
Segundo os guardas ucranianos, "os agressores invadiram os alojamentos em que vivem com suas famílias, tomaram os celulares do chefe do destacamento, de sua esposa e de outros oficiais".
"Ameaçaram com armas, obrigaram todo o mundo a recolher seus pertences e a deixar o destacamento", diz a nota do SGU.
Por sua vez, o jornalista Osman Pashaev denunciou em seu perfil do Facebook que alguns civis tomaram a sede da televisão estatal da Crimeia e não permitem a entrada dos funcionários no edifício.
"A Televisão Estatal da Crimeia foi tomada por criminosos. Tenho um crachá de funcionário, expedido em 1998, e não me deixam ter acesso ao edifício", escreveu Pashaev.
O jornalista também detalhou que a tomada da sede ocorreu com o consentimento das autoproclamadas autoridades da república autônoma, dos proprietários da companhia, da polícia regional e "dos voluntários de Moscou".
O edifício já tinha sido cercado ontem pelas chamadas "milícias de autodefesa da Crimeia", homens perfeitamente equipados e armados que Kiev identifica como tropas invasoras russas.
O Conselho Superior da Crimeia (Parlamento regional) tomou nesta quinta-feira (6) uma decisão para sua reunificação com a Rússia, da qual fez parte até 1954, e convocou um referendo sobre essa questão para o próximo dia 16 de março.
A Crimeia tem uma população de cerca de 2 milhões de habitantes, dos quais 60% são de origem russa, 26% ucranianos e 12% tártaros, favoráveis a manter a região como parte da Ucrânia.
As novas autoridades de Kiev não reconhecem o governo autônomo, que por sua vez considera ilegítimo o Executivo central e só reconhece como presidente da Ucrânia o deposto Viktor Yanukovich, que está refugiado na Rússia.
Compartilhe este artigo: :

Postar um comentário

SIGA NO FACEBOOK

BANNER

SIGA-ME NO FACEBOOK

 
Support : Template Para Blogspot
Copyright © 2011. SENA JP - All Rights Reserved

Proudly powered by Blogger