Em Moscou americano Snowden pede asilo na Rússia







O americano Edward Snowden, exigido pela Justiça de seu país por espionagem e bloqueado há mais de três semanas em um aeroporto de Moscou, solicitou nesta terça-feira asilo político provisório à Rússia como primeiro passo para se refugiar em um país da América Latina.
"O pedido foi enviado às autoridades russas", declarou à AFP o advogado russo Anatoli Kucherena, membro da câmara civil, um órgão consultivo próximo ao Kremlin.
O advogado, que se reuniu previamente com Snowden no aeroporto de Moscou-Sheremetievo, disse que o pedido foi entregue a um representante do serviço de migrações.
Na sexta-feira, em um encontro organizado no aeroporto com treze advogados e defensores de direitos humanos russos, entre eles Kucherena, Snowden disse que tinha a intenção de pedir asilo político à Rússia à espera de poder viajar para a América Latina, onde Venezuela, Bolívia e Nicarágua se ofereceram para acolhê-lo.
"Como não fala russo nem conhece a legislação (russa), expliquei tudo a ele sobre o status de refugiado e as leis que o definem", indicou o advogado.
"Também expliquei o decreto de 1995 sobre o asilo político e a diretiva governamental sobre o asilo temporário", disse.
O informático americano, que chegou a Moscou no dia 23 de junho procedente de Hong Kong, é acusado de espionagem por Washington depois de ter revelado dados sobre o sistema de vigilância eletrônica americana em todo o mundo.
Snowden, que trabalhava para uma empresa subcontratada pela Agência Nacional de Segurança (NSA) americana, encontra-se no aeroporto de Moscou-Sheremetievo desde 23 de junho, de onde não pode sair por ter tido seu passaporte americano revogado.
Há duas semanas havia feito um primeiro pedido de asilo à Rússia, mas voltou atrás depois que o presidente russo, Vladimir Putin, colocou como condição o fim das revelações sobre o programa de espionagem americano.
Na segunda-feira, o presidente russo assegurou que Swowden deixará o país quando puder.
"Dissemos a ele que temos relações com os Estados Unidos e não queremos que prejudique estas relações", declarou Putin.
"Snowden disse: 'Quero seguir com minha atividade, quero lutar pelos direitos humanos',e respondemos: 'Isso será sem nós, temos outras lutas a travar'", explicou Putin, que acusou os Estados Unidos de terem "encurralado" Snowden na Rússia.
Embora Putin tenha afirmado em diversas ocasiões que os serviços secretos russos nãotrabalharam e não trabalham com Snowden, muitos observadores - entre eles o chefe da Anistia Internacional na Rússia, Serguei Nikitin, que assistiu ao encontro de sexta-feira - estimaram que esta reunião não poderia ter ocorrido sem a participação dos serviços secretos.
A opção de solicitar asilo político definitivo parece mais complexa para Snowden, já que a Rússia pode hesitar em conceder este status a um americano que trabalhou para os serviços de inteligência, explicou à AFP a militante russa de direitos humanos Svetlana Gannushkina, que, ironicamente, levantou a alternativa de que Snowden obtivesse um passaporte russo.
"Um passaporte russo: se nosso presidente o concedeu a um ex-ator, também pode dá-lo a Snowden", disse Gannushkina, referindo-se ao caso do ator francês Gerard Depardieu, que obteve a nacionalidade russa recentemente.
Compartilhe este artigo: :

Postar um comentário

SIGA NO FACEBOOK

BANNER

SIGA-ME NO FACEBOOK

 
Support : Template Para Blogspot
Copyright © 2011. SENA JP - All Rights Reserved

Proudly powered by Blogger